quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Papel do Indivíduo na História

Abaixo um trecho do livro "O Papel do Indivíduo na História", no qual Plekanov ressalta a necessidade da militância revolucionária para a superação da sociedade capitalista.
"A história decorre em função de leis objetivas, mas os homens fazem a história, quer dizer, fazem-na avançar ou atrasam-na consideravelmente na medida em que atuam ou não em função dessas leis. Na verdade, a história prepara, segundo as leis de seu desenvolvimento, as condições das transformações revolucionárias, mas sem indivíduos que se dediquem à organização, à teoria revolucionária, à preparação das massas em lutas concretas, não há revolução.

Da mesma forma que todos os rios, por mais tortuosos que sejam seus caminhos, correm sempre para uma determinada direção, os povos, por mais peculiar que seja o trajeto de seu desenvolvimento histórico, obedecem à lógica objetiva geral do processo histórico.

Mas, nenhum sistema social, por mais caduco, morre por si só. Somente a luta conduz à tumba. Daí porque o capitalismo não morrerá de morte natural, senão pela ação consciente e organizada dos povos, através de suas organizações revolucionárias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário